MANIFESTO AO POVO RIO-GRANDENSE

 

“Na defesa dos princípios estatutários e do exercício da democracia interna, nasce um novo Movimento no PSDB do Rio Grande do Sul”.

 

O PSDB do Rio Grande do Sul, desde sua fundação em 1988, tem sido importante protagonista na política rio-grandense: elegeu uma governadora, três vice-governadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, além de garantir vitórias emblemáticas no território gaúcho dos nossos candidatos à Presidência da República, sendo a última de Aécio Neves, vitorioso nos dois turnos na Capital em 2014.

A história do PSDB, que é a nossa história, foi sempre baseada no respeito ao Estatuto partidário, no livre exercício da democracia interna e na defesa do direito de voz e voto dos filiados (art. 2o e 3o).

E é exatamente por ter na Democracia um princípio inegociável que o PSDB do Rio Grande Sul encontra-se, hoje, perplexo com o ato de nomeação de Comissão Interventora Estadual e pelas absurdas intervenções patrocinadas por esta em dezenas de Diretórios Municipais, sem qualquer critério, perseguindo e afastando lideranças do Partido.

Tamanho é o equívoco de tais intervenções e tão grandes são os prejuízos partidários que delas decorrem que acreditamos que tais decisões só podem ter sido tomadas com base em informações distorcidas, sem o correto conhecimento da realidade do PSDB gaúcho.

A nomeação de uma Comissão Interventora no PSDB do Rio Grande do Sul, infelizmente, revela uma preocupante desinformação sobre a realidade do Partido no Estado e uma recente incapacidade de diálogo entre alguns tucanos, resultando, na prática, na cassação dos direitos dos filiados de eleger seus representantes nos órgãos partidários e de influenciar nas decisões sobre os rumos do Partido.

Esses eventos ganham maior relevância neste momento de profunda crise ética e política que vivemos no País, em que a sociedade exige dos partidos e de suas lideranças um comprometimento total com a transparência e democracia, marcas estas tão próprias ao PSDB e que não devemos colocar em risco, sob pena de graves consequências políticas e eleitorais.

Tendo em vista tais fatos, anunciamos a fundação do Movimento “PSDB Democrático”, movimento que nasce longe das benesses oficiais e dos projetos pessoais de poder, mas perto do pulsar das ruas, tal como defendiam nossos líderes fundadores Mário Covas e Franco Montoro.

Nosso objetivo é reunir filiados para lutar em defesa da democracia partidária, dos princípios programáticos e das normas estatutárias, com foco no crescimento e fortalecimento do PSDB, resistindo contra todas tentativas de retrocesso a situações autoritárias.

Assim, convocamos os tucanos do Rio Grande do Sul para que, unidos e com energia redobrada, agregando a militância e reafirmando os princípios e valores da Social Democracia Brasileira, prossigamos na construção do verdadeiro e autêntico PSDB. Verdadeiro e autêntico PSDB que pressupõe, antes de tudo, diretórios livres e democraticamente eleitos.

 

Porto Alegre,  26 de outubro de 2015.