Porto Alegre, 19 de março de 2010

 

Querida filha Rafaela,

 

Em novembro do ano passado eu te escrevi uma carta justificando meus atos como Secretário da Cultura em razão das denúncias que  o Ministério Público do RS  havia apresentado contra mim, acusando-me de crimes de falsidade ideológica e favorecimento de interesse privado, por ter antecipado recursos da LIC para a construção do MULTIPALCO – Teatro São Pedro, aqui de Porto Alegre.

 

Hoje, radiante de felicidade, quero te comunicar que já transitou em julgado a sentença  que o Juiz ditou na primeira e única audiência que ocorreu  no dia 03/03/2010, inocentando-me de todas as acusações. O advogado que me defendeu, Dr Miguel Wedy, comentou que  é raríssimo na Justiça algo similar:  as testemunhas da defesa serem dispensadas  sem ser ouvidas , o próprio Ministério Público que fez as denúncias retirar as acusações e um processo criminal ser encerrado na primeira audiência, com uma  sentença laudatória ao réu. E veja só:como o processo ainda está sob segredo de Justiça, estou impedido de divulgar a sentença.

 

Filha querida, não desejo para ninguém os momentos de constrangimento e de desgosto que enfrentei neste período.
 

Agradeço a ti pelo constante carinho, agradeço aos amigos que se solidarizaram comigo e agradeço a Deus por ter atendido as orações de tanta gente boa que me cerca.

 

Vou pedir a ti e aos meus amigos mais próximos, a quem envio cópia desta carta, para que cada um, a sua maneira, encontre uma forma de difundir e divulgar esta notícia, para minimizar os prejuízos que as denúncias espalhafatosas de “ envolvimento na fraude da LIC” me causaram. E vou rezar também para que a Cultura em nosso Estado floresça novamente.

 

Hoje estou muito feliz e com muita  vontade de viver. Vou continuar trabalhando pelo coletivo e gostaria de continuar sendo só motivo de orgulho para os amigos,  pra ti e para a netinha Júlia.

 

Beijos nas bochechas e que Deus nos abençoe e nos  proteja sempre.

 

Roque Jacoby.